16 novembro 2006

O povo sabe votar?

Assunto que sempre vem a tona em períodos eleitorais é se o povo sabe votar, e nesta eleição presidencial o tema foi recorrente, os eleitores de Alckmin acusavam os de Lula de burros e por conseqüência não saberem votar.

Sempre se fala para não “trocar” o voto por uma Cesta Básica, por um emprego, uma consulta no hospital, não votar naquele deputado que “apenas” trouxe uma ambulância nova ou ajudou a liberar uma verba para a reforma da escola e etc. Pois bem, concordo com tudo isso.

Mas é muito fácil para os “intelectuais” deste país, os “formadores de opinião” que ficam em suas salas com ar condicionado, “pensando” e escrevendo para os jornais. Seus filhos estão em escola particular, não precisam do transporte público e possuem plano de saúde.

Agora, o povão mesmo não ta nem aí para o que uma “elite letrada” fala, afinal, não sentem na pele o que estes sentem. O povo vota de acordo com as suas necessidades, será que isso é errado? Vota em quem trouxe uma ambulância nova para a cidadezinha do interior, afinal, é ele quem vai precisar da ambulância nova e não o “intelectual”. O voto do pobre neste sentido é muito coerente, votaram no Lula porque foi o primeiro a pelo menos lhes dar de comer, claro que é pouco e não resolve o problema.

Acho que esta idéia de que o povo não sabe votar tem que ser melhor problematizada. O que você acha?

3 Comentários:

Às 18/11/06 3:47 AM , Blogger Carlinha disse...

A idéia de que o povo não sabe votar é, como você disse, idéia de meia dúzia de pretensos formadores de opinião que não sentem na pele as agruras da vida.
Tenho que ouvir até hoje na minha sala de aula, comentários do tipo "tenho que trabalhar para o presidente dar comida aos pobres". Valha-me Deus!
E, São Paulo, que sabe votar tão bem, tem um povo mais "inteligente" que votou em sua maioria nos tucanalhas acabou de ganhar um presente: a privatização de uma rodovia em ótimo estado construída com dinheiro público. Acabei de postar sobre isto!
Respondendo portanto, tua pergunta, acredito que a resposta é: o povo sabe votar, quem precisa aprender é a "elite intelectualizada".
Abraços!

 
Às 18/11/06 4:38 PM , Blogger Warui disse...

Creio que falta mesmo é o povo perceber que qualquer coisa que qualquer político faça, não é mais que sua obrigação.

 
Às 22/11/06 8:45 PM , Blogger insideabreak... disse...

não preciso nem falar, o resultado está aí

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Início



Free counter and web stats